jqs.eti.br/forum

O Forum Oficial do Técnico Reparador Brasileiro.

Bem-vindo: 24 Ago 2019 01:29

Todos os horários são GMT - 3 horas


Regras do fórum


Por favor, clique aqui para ver as regras do fórum



Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
Mensagem não lidaEnviado: 29 Mai 2010 21:12 
Offline
Técnico
Técnico

Registrado em: 08 Abr 2008 16:23
Mensagens: 474
Localização: Rio Pardo-RS
Erick escreveu:
Essa dica é válida para todos os modelos posteriores a HPS2005 e também para outras marcas como philips e outras.

Tenho certeza que grande parte dos técnico têm o costume de descarregar a alta tensão armazenada no cinescópio através do cordão aquadague do tubo. Eu até então só descarregava assim quando.........
Num belo dia (da semana passa hehe) chegou uma HPS 2005 sem croma, resolvi o defeito mas como sou um técnico bastante criterioso em minhas reparações, resolvi fazer uma revisão na TV pra dar a garantia padrão de 90 dias. Toquei os dois eletrolíticos da fonte de 47 e 33uf que sempre estão ruins, refiz soldas e decidi limpar o cabo de alta e a umidade presente ao redor da chupeta. Peguei como de costume minhas garras jacaré, engatei uma no cordão aquadague e outra na chave de fenda bem isolada e descarreguei. Executei o serviço de limpeza, montei a TV e quando fui ligá-la affffffffffff não oscilava o horizontal nem a pau. Conferi as tensões nos pinos 12 e 37 do TDA 8841 e estavam ok mas nada de soltar a frequencia H no pino 40. ATé então eu não estava entendendo nada, foi ai que me deu um estalo na cabeça e lembrei que o defeito surgiu depois que descarreguei o tubo no aquadague hehehe. Rapidamente procurei medir a resistência entre ele e a massa e ..... pqp, nesta TV ele não é aterrado ,ou seja, não é MASSA hehehehehe. Podem olhar no esquema ou mesmo seguir o fio da placa do tubo que ele vai estar totalmente liga do ao ABL da TV e não a massa. Então ao jogar a alta lá no aquadaque ela está indo totalmente pro ABL e não pra massa e no meu caso queimou o TDA 8841.


Depois do acontecido, procurei me informar sobre a melhor maneira de descarregar alta tensão destes cinescópios e o Sr Alfredo Kell do RS (40 anos de CCE) me disse o seguinte:

Deve-se primeiramente soltar o fio do aquadague lá da placa do tubo, dessoldar ele e em seguida retirar a placa do tubo, assim o tubo estará totalmente isolado do circuito apenas com o cabo de alta ligado. Em seguida deve-se encostar um chave na tinta condutora do tubo e com outra chave (encostada na primeira evidentemente) tocar o ânodo por baixo da chupeta. Assim estamos "encurtando o caminho" da alta tensão fazendo com que ela saia do ânodo e caia diretamente a massa do tubo. Ahhh e mesmo o tubo estando totalmente isolado da massa do circuito, sua tinta condutora é capaz de aterrar a alta tranquilamente.

Valeu amigo vai se muito util!!!

_________________
Nunca caminharei sozinho, pois Deus esta sempre comigo!


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB