Reparando defeito em driver leitor, gravador de DVD e CD-ROM.
Por: Josmar Queiroz Silva
http://www.josmar.net ou http://www.dicasmacetes.net

Caixa de texto:

Em loja de manutenção de computador muita das vezes joga-se fora, driver simplesmente porque parou de ler CD e como o preço é baixo o cliente não reclama e em alguns casos é fácil consertar. Vejamos a seguir como.

Para consertar um Driver de CD ou DVD é necessário uma fonte para que possamos testar o funcionamento sem o auxilio de ligar na CPU e no nosso caso foi utilizado uma fonte ATX.

        Para que a fonte ligue normalmente basta fixar nos furos do conector um Jamper do fio verde para o um dos fios pretos que estão ao lado dele. Veja como ativar na figura. 1.

Para desmontar o driver, desligue da energia e force com um grampo de papel no furo do painel frontal do driver, conforme figura 1a e force que vai abrir a tampa o suficiente para se poder puxar até que esteja totalmente aberto conforme figura 1b

Para retirar a parte frontal primeiro desencaixe por baixo a aba da tampinha do Box do Cd e force para cima até sair, depois aplique uma pressão nas travas das laterais do Driver com  auxilio de uma chave fina, para desencaixar a parte frontal maior conforme

 figura 1c

Caixa de texto:

   Após todo este processo de abertura vamos ao que interessa que é o conserto do driver.

A maioria dos driver pára de funcionar e o defeito não é a unidade ótica, e como é de dito popular driver parou de funcionar o defeito é unidade ótica com defeito e isto não é correto acontece que devido a poeira do ambiente e a gordura provocada pelo escape de gases dos automóveis e nas residências costumam os parelhos ficarem próximo a cozinha e as frituras dos alimentos liberam uma quantidade de gordura que faz com que a unidade ótica fique opaca (suja) a matéria está bem no capitulo lavando e limpando unidade ótica.

Neste caso estamos aprendendo como corrigir defeitos que não são da unidade ótica. Muitas das vezes o Driver para de funcionar devido a correia do motor de acionamento da base de leitura do CD. Está velha e perdeu a elasticidade e isto é o que mais ocorre nos driver. Veja a fig. 2

Caixa de texto:

Esta correia também é responsável pelo levantamento da base do CD e se o ele não estiver bem no nível, à unidade ótica não consegue ler o CD e não irá ler ou gravar o corretamente.
Vamos descrever o que acontece quando é inserido o CD na base do Box do CD e ele é recolhido para a parte interna do driver, quando o CD chega à posição final a mesa é levantada pelo acionamento do motor é como a coréia está dilatada, começa a escorregar no eixo, fazendo com que a pressão do motor não consiga levantar a mesa, até o nível de leitura e neste momento o Imã prende e ele começa a fazer a leitura e como ele não foi levantado o suficiente, ele não fica bem preso pelo imã e a leitura fica errada. Veja a posição da correia na figura 2ª. 

Como os driver são feitos de plástico. Em alguns casos ocorre que as partes mecânicas ficam ásperas e precisam de lubrificação, que não pode ser exagerada e deverá ser feita com graxa vermelha própria para ser utilizada em partes plásticas. Veja na fig. 3a os pontos que devem ser lubrificados.

 

Caixa de texto:

Quando o driver fecha o Box muito rápido e quase não dar tempo para recolher o disco, o defeito é dos micros interruptores com mau contato devido à oxidação e para corrigir procure alguma brecha e aplique óleo desoxidante veja a posição na figura 3b.

Montando o driver não se deve deixar de observar as borrachas de transferência térmicas que ficam sobre os Circuitos integrados pois elas são de extrema importância, são responsável pela transferência do calor do CI para a carcaça evitando assim um super aquecimento o que irá danificar o componente  por excesso de temperatura. Em alguns modelos esta borracha é substituída por pasta térmica. Veja as borrachas na figura 4ª e b.

Caixa de texto:

Antes de condenar a unidade ótica retire o cabo flat do local e faça uma limpeza nos contatos com uma borracha macia, pois em 90% dos defeitos é somente cabo oxidado nos contatos de ligação da unidade ótica.
Todos este procedimento poderá ser utilizado também na reparação de aparelhos de som e DVD de mesa.

DRIVER de DVD e Combo.
Quando um driver não ler DVD e ler normalmente CD e já foi testado em diversas CPU, ou quer melhorar a performance do seu driver.
Basta reinstalar o FIRMWARE.
Todo CD de instalação do Drive de DVD ou Combo vem com um soft muito útil que faz a instalação do FimWare, mais atual para o Driver ele faz tudo automático, bastando instalar o soft e executar o mesmo com o Computador conectado na internet.
O nome do soft para LG é: LG_FW_Update.
Quero lembrar que este soft está presente em todo CD de todas as marcas, com nome diferente para cada marca.

 Eu mesmo testei com um DVD da LG DVD-ROM DRIVE modelo: DRD-8160B ele não fazia leitura DVD mais com CD funcionava perfeitamente e o defeito apareceu após a remoção de um virus.

Para a instalação do FirmWare manualmente use o link para baixar:
O FirmWare e criar disco de boot de instalação.

http://etna.rpc1.org/mt/

Todos os Direitos Reservados
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.
idealizado por Josmar desde 15/04/2000
http:/www.dicasmacetes.net


Imprimir esta folha